terça-feira, 21 de junho de 2011

Embolia Pulmonar – Entenda o que afastou o nosso zagueiro Rodrigo dos gramados

Rodrigo não jogou contra o Coritiba no último domingo - isso, nós sabemos. O que foi muito especulado foram os motivos que levaram o Falcão a tomar essa atitude “Seria realmente uma gripe?”. Hoje pela manhã tivemos a confirmação sobre a saúde de Rodrigo, ele foi encaminhado até o hospital e após exames diagnosticaram Embolia Pulmonar. Mas que doença é essa? Qual sua causa? É tão grave assim mesmo? É isso que vou tentar explicar de modo claro para vocês.

A embolia pulmonar é definida como a obstrução das artérias dos pulmões por coágulos (trombos). Como acontece essa obstrução? Esses coágulos podem se formar dentro das artérias em qualquer parte do corpo, quando esse coágulo está dentro de uma artéria de maior calibre, ou seja, mais larga, a princípio, nada acontece, pois o sangue consegue passar por ali normalmente, o problema se torna mais grave quando esse coágulo se desloca para artérias de menor calibre, como por exemplo, nos pulmões, o que é muito perigoso.

Quando o coágulo chega nessa artéria mais estreita ele não consegue passar e "tranca" a passagem de sangue, com isso toda aquela área do pulmão fica sem oxigênio e se demorar para obter o diagnóstico, as conseqüências podem ser graves, inclusive levar ao óbito, pois outros órgãos vão ficar com sua oxigenação comprometida.

Vamos usar um exemplo para melhor entendimento: Pensem num encanamento, que começa com um cano bem largo e que aos poucos ele fica estreito, até ficar bem fininho. Agora coloquem uma pedra, relativamente grande, nesse encanamento. Vai chegar um momento que ela vai trancar e não vai conseguir chegar até o final, com isso a água não vai conseguir passar também.

As causas desses coágulos? São várias, a mais comum é uma deficiência no sistema de coagulação que pode acontecer por causa da alimentação, uso de medicamentos e vários outros motivos.

Lembrando que não são apenas coágulos sanguíneos que podem causar uma Embolia Pulmonar, outras causas são placas de gordura ( colesterol) que com o tempo acabam acumulando nas paredes nas artérias, com a elevação da pressão arterial elas podem se desprender dali até chegar numa artéria de menor calibre (embolia gordurosa), e também fraturas de ossos longos (pernas, braços) podem fazer com que fragmentos ósseos entrem na corrente sanguínea e ao chegar num vaso de menor calibre acabam bloqueando a circulação.

Espero que vocês tenham entendido a gravidade da doença do Rodrigo. Nós, MM´s & Amigos desejamos uma excelente recuperação e que ele fique bem o mais rápido possível!

Um abraço, Aline Silveira

(Farmacêutica por vocação e colorada de coração!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário