segunda-feira, 7 de junho de 2010

Iniciativa

Já faz algum tempo que cultivava a vontade de escrever alguma coisa para o blog das MM's, porém, somente o orgulho de ser colorado não me impulsionava o bastante. Hoje vendo o trabalho delas, percebo que este orgulho tem uma dimensão bem maior e mais motivadora.

No início da década de 80 fui membro da FUCO - Força Unida Colorada, e tive o prazer de ver ídolos como Batista, Benitez e Geraldão jogando o futebol sem cifras, que hoje tanto impulsiona outros ídolos, e como também nos dá o direito de uma cobrança mais enérgica de suas atuações, baseada nos altíssimos salários pagos a eles. Por outro lado, a vontade de vê-los jogando e carregando nosso time pras vitórias, também impulsiona essas garotas ao Beira Rio e alimenta um sentimento de amizade e compaixão.

Talvez este texto fosse mais empolgante e atraente se espelhasse em elogios o sentimento de ser colorado e se desenhasse em frases perfeitas o nosso Estádio cheio de cantigas de afeto ao clube. Porém, o que hoje me deixa mais orgulhoso e o que mais me parece exuberante é o amor que estas meninas doam em gestos solidários.

Torcida todos os clubes têm. Torcedores fanáticos, mascotes, hinos, melodias provocativas, também não são exclusividade nossa. Mas o que difere de tantas outras manifestações são os trabalhos sociais que estão sendo realizados por elas e que tocam os indivíduos, colorados ou não, torcedores ou crianças que nem mesmo sabem ainda o que é ter um time de coração. Da mesma forma que me enche de orgulho o fato de minha irmã torcer pelo mesmo time que eu torço, tão importante pra mim é o fato dela usar esta mesma paixão para ajudar outras pessoas que precisam. Independente de ser colorada ou gremista, isto não importa. O que faz uma atitude ser apreciada é o quanto ela fará bem a alguém.

Tenho dito à Luciana Lima, minha irmã, que tudo na vida tem um ponto de equilíbrio. Mesmo que seja bom, se for em excesso, fará mal. O fanatismo faz mal, o exagero faz mal, a proteção, a busca pela perfeição, se forem excessivamente praticados, farão mal sempre. Mas o que estou presenciando são gestos de bondade por parte delas que seguem em linhas equilibradas e que refletem algo que muitos clubes ainda não possuem.

Vejam bem, se por um lado há a aglomeração de uma pequena quantidade de torcedores, por outro lado, há uma infinidade de caminhos, e elas escolheram inteligentemente o melhor a ser seguido. Ao invés de se reunirem pra combinarem atos de selvageria e vandalismo, como muitas vezes se vê em torcidas paulistas, por exemplo, elas unem as forças pra praticarem algo que julgo, no mínimo, inteligente. Há uma união de pessoas motivadas pelo amor a um time de futebol, mas que, por força desta união, promovem o bem estar de outros que nessessitam de atenção e amparo. Não precisam de holofotes, de auto promoção ou de salários monstruosos para obterem o sucesso de suas ações. Buscam a ajuda, promovem a possibilidade de outros praticarem a caridade, levam o abraço que simboliza o amor sincero.

Será que estamos presenciando o surgimento de um novo tipo de torcedor? Ou será que finalmente aprendemos que a rivalidade entre as pessoas que torcem por times diferentes, deve ser refletida apenas dentro das quatro linhas e que o restante da ansiedade e demais emoções podem ser transformadas em atos inteligentemente bondosos? Muitos de nossos ídolos mantêm entidades voltadas para o trabalho social. Por que nós não podemos fazer o mesmo possibilitando que a paixão pelo nosso time do coração se transforme em cidadania?

Por fim, deixo aqui o meu agradecimento a todas, pois, com certeza, serão exemplo pra minha filha que está dando os primeiros passos, mas que tenho certeza no futuro saberá seguir os mesmos gestos. Afinal de contas, sua tia e madrinha é orgulhosamente uma MM e minha filha saberá que os dias de jogo vão muito além das vitórias.



MM Ney Roberto

2 comentários:

  1. Não sei nem o que dizer perante esse texto! Ficou muito legal, Ney(tio)! :D

    Todos os times precisam de torcedores, que não fiquem brigando, e cometendo atos insanos, e sim daqueles que amam, apoiam e tranformam esse amor em algo maravilhoso e que ajude ao próximo. Não quero me gabar, mas é isso, que nós, Meninas da Mureta buscamos, ajudar ao próximo, independente de torcer pelo time X ou pelo time Y, apenas mostrar ao semelhante o caminho da boa índole e o mais sensato a se seguir!! Buscamos ajudar aos necessitados, mas sem JAMAIS esquecer nosso amor pelo Inter ou deixar de lado as amizades e sentimentos fraternais que surgiram, a partir das ações!! :D

    A Luciana Lima, é minha mãe! Me orgulho muito quando digo: "Sim, eu tenho duas mães!!", porque cada uma tem seu jeito! A Lú orgulha a todos, sem dúvidas! Está sempre nos animando, ajudando todo mundo, independente de viver em um mar de rosas ou não. Eu não tenho palavras pra expressar meu amor por ela e o quanto a admiro!!

    Vamo vamo Inter!!

    ResponderExcluir
  2. Adivinha se a manteiga derretida aqui não chorou ao ler este texto.
    Fico muito feliz em fazer parte deste grupo, que encontrei há menos de uma ano, mas é como se eu tivesse reencontrado amigas. Amigas com a mesma sensibilidade, amigas com os mesmos sonhos. Ajudar aos outros.
    Fiquei muito feliz e sensibilizada com as suas palavras de carinho, obrigada pela parte que me toca!
    (continuo chorando...)

    ResponderExcluir