A Copa Santander Libertadores da América é o campeonato de clubes mais importante e prestigioso das Américas. A primeira edição foi celebrada em 1960, quando a competição se chamava Copa Campeões da América e reunia os clubes campeões de cada país. Pouco a pouco a competição foi ampliando o numero de participantes e criando novas fases, até acolher as 38 equipes que disputam o torneio atualmente.
Dividido em seis etapas: primeira fase, segunda fase, oitavas de final, quartas de final, semifinais e finais, todas elas com jogos de ida e volta. Anos atrás, o campeão desta competição conseguia a classificação diretamente para o desaparecido Campeonato Mundial de Clubes da FIFA(com exceção dos times mexicanos) além de classificar o campeão para a Copa Santander Libertadores do ano seguinte. O vencedor também disputará a Recopa Sul-Americana do ano posterior, enfrentando o campeão da Copa Sul-Americana.
Hoje em dia o clube que tem mais títulos da Copa Santander Libertadores é o Independiente da Argentina com sete troféus. (via http://www.futbolsantander.com/br/competicion/historia.php )
O Brasil possuí 13 títulos desta GRANDE competição.
Bolívia e Venezuela são os únicos países que nunca chegaram a uma final.
O maior goleador da História desta competicção é o Equatoriano Alberto Spencer, com 54 gols marcados quase todos pelo Peñarol.
O primeiro vencedor foi o Peñarol(1960), o último foi o Estudiantes(2009)
Alguns trechos que me fazem sonhar...a tí tenho certeza que fazem também...
"A primeira partida da Libertadores 2006 no Beira-Rio foi contra o Nacional do Uruguai. O Inter venceu por 3 a 0 e deu um show diante da torcida. Michel, Fernandão e Rubens Cardoso marcaram os gols da vitória que colocou o Inter na liderança do Grupo 6, com 4 pontos."
rubens cardoso (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
"O Internacional venceu o Pumas por 2 a 1, de virada, em partida disputada na Cidade do México, válida pela terceira rodada da Libertadores...Foi uma vitória que evidenciou o que seria uma constante da equipe até o final da competição: buscar sempre a vitória, mesmo atuando fora de casa"
"O início do returno da fase classificatória foi marcado por fortes emoções. A torcida colorada empurrou o Inter para uma virada espetacular contra o Pumas, no Beira-Rio. Diante de 43 mil pessoas, o time de Abel Braga derrotou o time mexicano por 3 a 2, de virada, e manteve a liderança do Grupo 6 com 10 pontos. O Pumas chegou a estar vencendo por 2 a 0 com gols de Galindo e Botero até que Michel descontou para o Inter no final do primeiro tempo. Fernandão empatou aos 7min55seg do segundo tempo e Adriano marcou o terceiro gol aos 30min30seg da etapa final. "
"O Internacional venceu o Nacional por 2 a 1, de virada, em Montevidéu, no Uruguai, no jogo válido pelo confronto de ida das oitavas-de-final da Libertadores."
Inter x LDU "Foi uma das partidas mais aguardada pelos colorados, que ansiosos, esperavam pela reversão do resultado negativo de Quito: o Inter precisava vencer por 1 a 0...Com uma atuação sensacional na etapa final, o time de Abel Braga venceu a LDU por 2 a 0 e avançou para as semifinais. Os gols foram marcados por Rafael Sobis e Rentería"
Rafael Sobis marcou um golaço (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
"Com uma estupenda vitória de 2 a 0 sobre o Libertad do Paraguai, o Inter se classificou para a tão sonhada final da Libertadores da América. Alex e Fernandão marcaram dois golaços e fizeram o Beira-Rio explodir de alegria"
"Esta partida ficará guardada para sempre nos corações colorados. O Inter não se intimidou com os cerca de 70 mil são-paulinos que lotaram o Morumbi e venceu o primeiro jogo das finais da Libertadores por 2 a 1. O atacante Rafael Sobis marcou os dois gols e foi o destaque da histórica vitória"
E AÍ? aí você já sabe...
"Foi uma partida antológica. O time colorado conquistou o título com um empate dramático por 2 a 2 . Os gols do Inter foram marcados por Fernandão e Tinga. Fabão e Lenílson fizeram os gols paulistas. O Inter jogou os últimos 27 minutos com um jogador a menos porque Tinga foi expulso. Com o apito final, a festa tomou conta do Gigante, que radiante de alegria, venerou emocionado os campeões da América!"
( http://www.internacional.com.br/imagens/wallpaper/wall_50_800.jpg )
Foi uma longa jornada pela América. O time do técnico Abel Braga superou seis adversários diferentes em 14 partidas para conquistar o inédito título para o clube colorado.
Respirar os ares da Libertadores é diferente...
Descrevemos em posts anteriores a apreenssão, a ansiedade, as comemorações LA 2010 até aqui...
Nós, COLORADOS, já sentimos o agradável sabor desta conquista, e mais uma vez estamos entre os 4 melhores da América
Os próximos passos com datas definidas e oficiais
28/07/2010 – 21h50m (de Brasília) – Internacional x São Paulo
04/08/2010 – 21h50m (de Brasília) – São Paulo x Internacional
Não importa quem será o que protagonista desta vez, quem um dia foi, JAMAIS será esquecido...
Mas o tempo passa e as únicas pessoas que sobreviverão sempre no Inter e defendendo este GiGANTE somos Nós os COLORADOS
Intúito deste post? mostrar que a Libertadores tem a pausa para copa, mas nós não podemos esquecer dela...a história não se apaga em instante algum, continua, vive...
Este sonho, o sonho do Bi da Copa Libertadores não pode ter pausa por nenhum segundo sequer...
Texto MM Carla Consoli
É isso aí, gurias! Vamos ver a copa com um olho enquanto o outro fica na Libertadores! Muito legal o blog de vocês. Não esquentem a cabeça com quem fica corneteando vocês. Foi-se há muito o tempo que mulher só servia pra dar de guarda-chuva na cabeça do juiz! eu tenho três filhas, de 11, 9 e 1 ano e meio. As duas mais velhas vão comigo a quase todos os jogos, inclusive quando o Inter ganhou do Caxias em 2008 na semifinal do gauchão, elas estavam lá no meio daquela tempestade. a pequena só está esperando um jogo em dia de sol mas não muito quente pra estrear na Cathedral!
ResponderExcluirGrande abraço e façam como a Paty, nos visitem em http://interdetodos.blogspot.com
P.S.: o nome do nosso blog "Inter de Todos" vai ao encontro da ideia de respeito que vocês exigem para com as mulheres Coloradas, afinal, o Inter é e sempre vai ser o CLUBE DO POVO!